Por que a energia solar é parte fundamental da transição para energia limpa?
A energia renovável está crescendo exponencialmente, com a energia solar liderando o caminho. Em 2010, apenas 18 gigawatts (GW) de energia solar foram instalados globalmente. Somente este ano, mais de 200 GW serão instalados. Demorou uma década para o mundo chegar a 1 terawatt (TW) de capacidade solar instalada.
Grandes parques solares impulsionaram grande parte desse crescimento. Dos 24 GW de energia solar implantados no ano passado nos EUA – o segundo maior mercado solar do mundo – 17 GW foram em escala de utilidade. O pipeline de projetos solares em escala de utilidade nos EUA é de 80 GW, e os projetos são cada vez maiores.
Precisamos continuar construindo mais grandes parques solares. Eles são necessários para alcançar as metas mundiais de energia limpa e clima.
Mas outro mercado solar também é fundamental para atingir esses objetivos, além de fornecer benefícios inigualáveis para as comunidades locais: a energia solar no telhado.
O vasto potencial inexplorado para a energia solar em telhados
Quando as pessoas ouvem “solar no telhado”, elas geralmente pensam em energia solar nas casas das pessoas. Mas a energia solar no telhado também abrange a energia solar em centros de conferências, armazéns, estruturas de estacionamento, hospitais, escolas, quartéis de bombeiros, outros edifícios municipais – a lista continua.
O mundo tem um enorme potencial de localização para energia solar em telhados, mesmo em áreas urbanas densamente povoadas. De fato, um estudo de 2021 descobriu que nos EUA há espaço suficiente nos telhados para produzir tanta energia solar quanto a energia total que o país está gerando atualmente. Em contraste, seriam necessários cerca de 500.000 milhas quadradas de terra, uma área maior que o Texas, para gerar a mesma quantidade de energia solar.
Isso torna a energia solar de telhado um mercado vasto e inexplorado com enorme potencial, que tem sido mal atendido em muitas regiões do mundo. A Alemanha é uma exceção notável; lá, o segmento de mercado solar de telhados foi impulsionado desde o início por políticas fortes, tornando o país um líder global em energia solar. Uma década atrás, a Califórnia, apesar de ter 70% mais sol, estava muito atrás da Alemanha na implantação de energia solar. Embora a Califórnia tenha feito grandes progressos desde então, ultrapassando 1 milhão de telhados solares , muito disso tem sido solar residencial; o mercado de energia solar em telhados em escala comercial ainda é inexplorado.
Os muitos benefícios da energia solar no telhado
Como as instalações solares no telhado são menores que os parques solares, um equívoco comum é que elas são mais caras. Faz sentido que as economias de escala ajudem a reduzir os custos para grandes parques solares, mas acontece que instalações maiores podem ter alguns custos ocultos importantes. Por exemplo, a geração remota de energia a partir de grandes parques solares centralizados depende muito de linhas de transmissão longas e caras que podem levar muitos anos para serem construídas.
Gerar energia mais perto de onde as pessoas vivem e trabalham evita custos de transmissão e também traz para as comunidades uma série de benefícios, incluindo economias significativas. Um estudo sofisticado de 2021 da Vibrant Clean Energy revelou algumas verdades surpreendentes sobre a geração remota de energia renovável em comparação com a energia solar local. O estudo descobriu que uma combinação dos dois é ideal não apenas para atingir as metas de energia limpa, mas também para economizar dinheiro.
De acordo com o estudo, se os EUA implantassem parques solares e eólicos suficientes para diminuir as emissões de carbono em 95% até 2050, os americanos pagariam US$ 385 bilhões a mais por energia nesse período. Por outro lado, se o país ampliasse tanto as energias renováveis em escala de utilidade quanto o armazenamento local de energia solar e energia, implantando-os em estreita coordenação, poderia alcançar as mesmas reduções de emissões e economizar impressionantes US$ 473 bilhões. A energia solar no telhado é uma grande parte dessa equação.
A energia solar no telhado também traz estímulo econômico significativo para as comunidades, incluindo empregos locais que não podem ser terceirizados em um setor que está pronto para um tremendo crescimento. Nos EUA, o crescimento do emprego de energia solar e outras energias limpas está superando o resto da economia , e isso deve crescer ainda mais com a recente aprovação da Lei de Redução da Inflação de 2022.
A energia solar no telhado, especialmente quando implantada em edifícios comerciais e municipais, também beneficia as comunidades, fornecendo a mais pessoas acesso à energia limpa e até reduzindo as contas de energia para uma comunidade. Quando combinadas com armazenamento de energia, implantações como essas também podem tornar as comunidades mais resilientes.
Superando os desafios do projeto solar de telhado
Com tanto potencial no mercado solar de telhados, agora é o momento perfeito para os desenvolvedores aproveitarem as enormes oportunidades. Para competir nesse mercado na velocidade e escala necessárias, é fundamental automatizar o processo de design com ferramentas rápidas e precisas.
A maioria dos projetos solares fotovoltaicos de telhados envolve trabalho demorado e repetitivo com alto risco de erro, e muitas vezes são necessárias várias ferramentas para realizar o trabalho. As ferramentas geralmente não permitem que os engenheiros compartilhem seus projetos com colegas. O resultado são atrasos e custos extras.
Para abordar esses pontos problemáticos e os desafios exclusivos do projeto solar de telhado, a PVcase acaba de lançar um novo produto que nos permite aproveitar tudo o que aprendemos com o PVcase Ground Mount para fornecer a melhor experiência de projeto solar no AutoCAD. E, ao contrário de outros produtos, permite que os engenheiros centralizem seu processo de projeto em apenas uma ferramenta que contém todas as ferramentas necessárias para realizar o trabalho com mais eficiência. Isso não é apenas mais conveniente para os engenheiros, mas também reduz a possibilidade de erros de projeto demorados que precisam ser corrigidos.
Recebemos feedback positivo sobre o Roof Mount dos primeiros testadores. Os engenheiros apreciam que a ferramenta é fácil de usar, conveniente e não requer ampla experiência em AutoCAD — e que eles não precisam alterar seu fluxo de trabalho atual para usá-la. Eles podem criar rapidamente um edifício 3D com um telhado, permitindo que eles executem o posicionamento realista do módulo e a análise de sombreamento, tudo sem atrasos. Como os algoritmos inteligentes do Roof Mount fornecem layouts de projeto reais e cálculos elétricos, os engenheiros não precisam revisar seus projetos para verificar se há erros. Eles podem exportar o edifício 3D com módulos para realizar uma análise detalhada da produção de energia no PV usando o formato .PVC co-desenvolvido pela PVcase e PVsyst. E eles nem precisam se preocupar com limitações de tamanho de projeto quando se trata de Montagem em telhado de PVcase .
O mercado de energia solar para telhados deve crescer como nunca antes, e a PVcase está animada para desempenhar um papel vital nessa transformação. O PVcase Roof Mount será fundamental no avanço da energia solar em telhados em escala comercial, um setor de mercado cujo potencial deve ser realizado para combater efetivamente as mudanças climáticas.